Low Carb Diet  


Prática Clínica Dieta Low Carb

Os padrões ocidentais de alimentação são compostos por uma dieta que tem em sua constituição 45% a 65% de suas calorias provenientes de carboidratos.

Dessa porcentagem, grande parte dos alimentos consumidos pela população são industrializados e ricos em carboidratos refinados, em forma de farinhas, açúcares, bolos, biscoitos…

O problema é que esse padrão tem sido relacionado a diversos desfechos negativos na saúde de pacientes, como obesidade, diabetes, hipertensão e síndromes metabólicas, por exemplo.

Nessa realidade, a implementação da Dieta Low Carb Hight Fat tem evidenciado resultados muito positivos no quadro clínico dos pacientes.

 

Dieta Low Carb Hight Fat é reconhecida pela Associação norte-americana de Diabetes como o tratamento de referência para Diabetes Tipo 2. Importante notar que obesidade, pressão alta, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer e demência têm relação direta com a resistência à insulina, resultado do consumo excessivo de carboidratos.

 

O que é Dieta Low Carb Hight Fat?

Dieta Low Carb Hight Fat, como diz o nome, é uma dieta com baixo teor de carboidratos e alto teor de proteínas e gordura (LCHF – Low Carb High Fat e Dieta cetogênica).

Ou seja, uma dieta que limita os carboidratos - como os encontrados em grãos, vegetais ricos em amido e frutas - e enfatiza os alimentos ricos em proteínas e gorduras. Ao contrário do que muitos pensam, essa restrição não é absoluta mas sim relativa ao padrão ocidental de 45% a 65% de carboidratos. Essa estratégia tem como objetivo reduzir o consumo de alimentos fontes de carboidratos para ter melhores resultados na saúde do indivíduo que adota essa prática.

A Dra Caroline Caltabiano é formada pela Nutrition Network na prática clínica da Low Carb High Fat Diet e faz parte da rede de parceiros capacitados para atendimento no Brasil.

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta