Doença Inflamátória Intestinal  

doença inflamatória intestinal é um mal que ataca o intestino e pode provocar febre, diarreia, dores abdominais, aumento dos glóbulos brancos, entre outros sintomas. As irregularidades na doença podem ser encontradas em exames radiológicos contrastados ou com a colonoscopia. 

Suas formas consistem em:

 

Doença de Crohn: onde o intestino grosso possui uma inflamação mais intensa e estendida, abrangendo toda a espessura da parede do intestino, tendo a possibilidade de proporcionar comunicações atípicas entre o intestino e outros pontos, além de estreitamentos que resultaram da cicatrização de uma inflamação prévia ou da inflamação ativa. Não apenas isso, mas também pode abranger qualquer ponto do tratogastrointestinal, desde a boca até o reto.

 

Colite ulcerativa: onde o intestino grosso se encontra inflamado, abrangendo a camada mais interna de seu revestimento.

 

Causas

Não existe apenas uma explicação sobre a origem da doença inflamatória intestinal, mas as hipóteses mais aceitas informam que a doença é um mal viral, bacteriano ou alérgico, que primeiramente inflama o intestino delgado ou grosso e, dependendo da predisposição genética, seu resultado é a criação de anticorpos que cronicamente agridem o intestino, o que leva à inflamação. Em média 10% dos indivíduos que possuem a doença têm uma pessoa próxima da família que também tem, como o pai, mãe, filho ou irmão, por exemplo. 

 

Muitas pessoas acreditam que o estresse emocional por pressões no trabalho ou na família, por exemplo, podem causar a doença, mas não é bem isso. O que os especialistas informam é que o estresse pode fazer piorar a Síndrome do Intestino Irritável, que é diferente da doença inflamatória intestinal, ou seja, é uma causa que pode ser descartada.

 

A doença inflamatória intestinal pode ter complicações?

A colite ulcerativa, uma das formas da doença inflamatória intestinal, pode causar diarreia, sangramento crônico e anemia. Já a doença de Crohn pode levar ao estreitamento do intestino, trazendo dores abdominais em cólicas e provavelmente à concepção de abscessos, que consiste no acúmulo de pus dentro da cavidade abdominal, fora do intestino. Também pode proporcionar febre, sangramento e diarreia persistente. 

 

Existem diversas outras possíveis manifestações e complicações da doença inflamatória intestinal, onde somente o especialista poderá detalhar melhor em uma consulta.

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta