Hernia inguinal  

A hérnia inguinal é uma falha na parede abdominal na região da virilha , ela se dá quando acontece a ruptura no músculo abdominal e através dela passa conteúdo da cavidade abdominal pelo orifício da parede abdominal, na qual transitam o cordão espermático (homens) ou o ligamento redondo do útero (mulheres), ou quando o canal inguinal não se fecha após o nascimento. A hérnia inguinal é mais comum em homens do que mulheres, e pode acometer os dois lados da virilha, mais conhecido como hérnia inguinal bilateral. 

 

Causas

Pessoas que possuem a musculatura da parede abdominal mais fraca têm mais chances de desenvolver a hérnia, isso porque é possível ser defeito congênito de nascença, tosse crônica, constipação intestinal, doença da próstata e doenças que aumentam a pressão dentro do abdômen. Também existe o fator da idade em que a hérnia inguinal é mais recorrente nos extremos, como recém-nascidos e idosos. Apenas em homens a hérnia inguinal ocorre cerca de 10 vezes mais do que em mulheres. 

 

Existem dois tipos de hérnias inguinais, a direta e a indireta. A direta é mais comum de acontecer em homens adultos. Ela se forma diretamente em um ponto da parede abdominal que está rompida. Já a indireta, ocorre por conta de um problema na entrada do canal inguinal que o mantém aberto, e isto permite a passagem da alça do intestino para o interior da bolsa, que envolve o testículo através do anel herniário. 

 

Sintomas

O principal sintoma da hérnia inguinal é a protuberância que acomete a região da virilha, onde se torna mais visível quando a pessoa tosse, faz muita força ou ergue peso. Além disso, ainda tem a dor que pode ser forte ou fraca, mas que acusa o problema na região afetada. Também se percebe queimação e desconforto na região da virilha, especialmente quando se curva, tosse ou levanta. 

 

Sintomas em crianças

Em crianças os sinais de hérnia inguinal acometem aquelas que nasceram com a ruptura na parede abdominal por conta de um problema congênito. Por isso, é importante se atentar aos sinais que elas dão. Um dos sinais que mais denotam a hérnia nesta região é quando a criança chora, tosse ou movimenta a região do intestino, movimentos podem deixar a protuberância visível. 

 

Diagnóstico

O cirurgião geral é o mais indicado para você obter o diagnóstico exato, caso você sinta alguns dos sintomas mencionados, além disso, ele vai te encaminhar para o devido tratamento, que em alguns casos envolve o ato cirúrgico. Como forma de diagnosticar mais precisamente, existem duas formas, uma delas é apalpando a região e para ter mais certeza, pode-se realizar um exame em que o paciente tenha que tossir ou assoprar o aparelho com a boca fechada, este exame permite que a lesão seja vista mais facilmente. 

 

Tratamento cirúrgico para hérnia Inguinal

Por ser o único tratamento curativo para a hérnia inguinal, as cirurgias disponíveis serão a aberta e a laparoscópica. A cirurgia aberta necessita que o paciente esteja sob efeito de anestesia loco regional, em que bloqueia a espinha da pessoa para que o cirurgião possa fazer uma incisão na virilha, e assim empurrar o tecido herniado de volta para o local de origem, e fechar o orifício da hérnia.

 

Esta cirurgia também conta com o reforço da parede abdominal para que a hérnia volte. A cirurgia laparoscópica utiliza anestesia geral, com uso de um laparoscópico para realização de três incisões que medirão de 0,5 a 1cm na parede abdominal. Após isto, o abdômen é inchado com gás carbônico para realização total da cirurgia que será feita com que assumirá as incisões. 

 

Prevenção

A hérnia inguinal pode se desenvolver em qualquer indivíduo, porém existem algumas formas de se prevenir deste mal. Estar dentro do peso ideal para o seu tamanho, praticar exercícios físicos regularmente, erguer objetos muito pesados, além do seu limite, não fumar e consumir alimentos ricos em fibras. Hábitos saudáveis colaboram para a prevenção de inúmeras doenças. 

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta