Hernia epigástrica  

A hérnia epigástrica é a ruptura na parede muscular do abdômen, a cima de região umbilical. Isto acontece devido a falha na aponeurose da parede abdominal. A hérnia epigástrica muito se parece com a hérnia umbilical, ela se fecha sozinha logo após o nascimento, e mesmo de tamanho pequeno, permite a passagem de um órgão pela parede muscular abdominal. A hérnia epigástrica é mais comum em pessoas do sexo masculino.

 

Causas

Uma das causas da hérnia epigástrica é a má formação da parede muscular abdominal na região acima do umbigo. Entretanto, essa hérnia pode aparecer na fase mais adulta, por conta da fragilidade muscular e de esforços repetitivos como levantamento de pesos, atividade física sem acompanhamento profissional, entre outras.

 

Diagnóstico

O cirurgião geral avalia o quadro físico do paciente, e se achar pertinente poderá solicitar uma ecografia, para que se possa identificar o tipo de hérnia e indicar o seu tratamento. 

 

Tratamento

Para obter cura da hérnia epigástrica é necessária a realização da cirurgia. Existem dois tipos de cirurgia que dependem da dimensão da hérnia. A cirurgia por via laparoscópica é realizada por meio de pequenas incisões. Nestas hérnias, o pequeno defeito na parede muscular do abdômen é consertado por meio de uma sutura simples. Se ainda assim a dimensão da hérnia for maior, é indicado então a tradicional cirurgia na região abdominal, realizada sob anestesia geral.

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta